Agendamento Biométrico 2022: Prazo, Documentos e Recadastramento
Nesse ano de 2022, teremos mais de quatro tipos de eleições diferentes, no Brasil. Essas que variam da presencial, para governadores estaduais, para deputados e até mesmo para vereadores. Disso, existem alguns casos específicos nos quais as pessoas precisam marcar o seu voto. Uma medida muito tomada por parte do Governo Federal é o agendamento biométrico.
Seja porque não estão em sua zona eleitoral, porque estão fora do país e necessitará do voto em trânsito 2022, ou até mesmo por qualquer outro plausível. Esse que utiliza a digital do participante para poder firmar o seu compromisso eleitoral. E também fica até fácil para monitorar se o mesmo compareceu ao local marcado ou não, depois.
Conteúdo
Prazo para Biometria eleitoral
Apesar de não estar proibindo pessoas que não tenham a biometria eleitoral de votarem, o Governo Federal estipulou um prazo de seis meses para que as mesmas possam efetuar o cadastramento.
Disso, a expectativa da entidade federal é que toda a população brasileira tenha sua digital cadastrada em seus sistemas. Pois, desse modo, fica mais fácil monitorar determinada situações. Desde a checagem de dados, de votos e até mesmo de pendências financeiras. E alguns outros problemas que possam surgir.
Mais notícias:
- Cargos Eleições 2022: Quem deve concorrer?
- Como consultar o título de eleitor.
Agendamento biométrico
Para poder fazer o seu agendamento biométrico, é possível realizar todo o procedimento de maneira digital. Isso por meio do site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entretanto, por conta da pandemia do Covid-19, todo o procedimento presencial foi suspenso, por tempo indeterminado. Então, não é possível, no momento, efetuar o agendamento do mesmo.
E é exatamente por isso que o Governo Federal não está proibindo as pessoas de votarem, mesmo sem a biometria registrada. Até por o procedimento estar suspenso. Disso, não teria muito nexo o governo proibir as pessoas de exercerem seus direitos eleitorais. Até porque a suspensão partiu por uma decisão da entidade.
Documentos necessários
Para conseguir o seu agendamento biométrico, quando o mesmo voltar, é necessário entregar uma série de documentos. Como por exemplo:
- Primeiramente, um comprovante de endereço no nome do eleitor, com menos de três meses de distância;
- Posteriormente, documentos de identificação como RG, carteira profissional de trabalho, certidão de nascimento ou certidão de casamento;
- Disso, comprovante de quitação do serviço militar;
- E por fim, seu título de eleitor e todos os comprovantes de votação que tiver disponível. Caso contrário, o próprio sistema online poderá puxar tal informação.
O que acontece se não fizer o recadastramento biométrico?
Em casos mais extremo, você pode perder alguns privilégios eleitorais e sociais, se não fizer o cadastramento biométrico. Como por exemplo, perder o seu direito de votar em futuras eleições. Ou então, ter até mesmo o seu CPF bloqueado pelo Governo Federal. O que com certeza pode atrapalhar os seus planos.
Principalmente se tiver planos de viajar para o exterior, ou até mesmo efetuar empréstimos em bancos. Planejamentos futuros assim podem ser extremamente prejudicados. Portanto, aguarde o retorno do funcionamento dos agendamentos, e marque o seu. Disso, basta se dirigir até a agência eleitoral que o governo lhe indicar, no dia e horário correto. O procedimento é totalmente gratuito.