Como Votar Nulo 2022: O Que É e Consequências

É natural que a cada nova eleição haja questionamentos relacionados à urna eletrônica e neste ano, a pergunta da vez é Como Votar Nulo 2022? Pois bem, para lhe auxiliar nesta dúvida, elaboramos um artigo completo com diversas dicas e explicações.  

Há muitos mitos e informações errôneas quanto ao voto nulo entre a população brasileira, embora essa modalidade esteja presente nas eleições desde o lançamento da urna eletrônica em meados de 1996. 

Partindo deste pressuposto, vale a pena continuar acompanhando tal artigo para entender melhor o que é o voto nulo, como anular o voto, diferença entre o voto nulo e o voto em branco juntamente com as devidas consequências desta ação. Veja!

Como Votar Nulo 2022: O Que É e Consequências
Como Votar Nulo 2022: O Que É e Consequências

Conteúdo

O que é o Voto Nulo?

Em primeiro lugar, votar nulo pode ser uma forma do eleitor expressar sua insatisfação com o atuais candidatos, seja no primeiro turno de uma eleição ou ainda em um eventual segundo turno das eleições 2022. 

Por outro lado, a real razão que faz muitos brasileiros preferirem esse tipo de escolha é abster-se do voto sem a necessidade de uma justificativa no dia das eleições ou etapas secundárias.

Assim, estes eleitores não precisam pagar a multa por deixar de votar, mantendo assim todos as suas vantagens. São as principais: poder emitir qualquer documento (primeira e segunda via), candidatar-se a vagas em projetos sociais estudantis (SISU, Fies e ProUni), estar apto a tentar uma vaga via concursos públicos, etc.

Em contrapartida, deve-se compreender que um voto nulo também é considerado como inválido, ou seja, ele não é computado na leitura final enquanto que o eleitor mantém seus direitos.

Diferentemente do que muitos acreditam, se 50% + 1 dos eleitores anularem seus votos por meio da escolha nula, as eleições irão se manter ativas, sendo portanto apenas um mito popular. Veja abaixo como anular o seu voto nas próximas eleições, se assim você desejar: 

Leia mais:

Como Votar Nulo na Urna Eletrônica 2022

É plausível destacar que o voto nulo pode ocorrer em quaisquer eleições, ou seja, tanto nas municipais quanto nas gerais que acontecem num prazo de quatro em quatro anos, com uma diferença de 2 anos entre cada modalidade.

Ao se deparar pela primeira vez com a urna eletrônica, você pode ver que não existe nenhum botão especificado para o voto nulo. Mas afinal, como assinalar tal opção? 

Na verdade, é preciso seguir alguns passos para chegar a tal resultado. Entenda com nosso tutorial a seguir:    

  1. Dirija-se ao seu local de votação usual munido do Título de Eleitor, preferencialmente após ter feito o cadastramento biométrico;
  2. Aguarde a sua vez e vá até a urna eletrônica;
  3. No momento de escolher um candidato para cada cargo escolha um número errado, ou melhor, de um candidato inexistente;
  4. Você será informado com uma mensagem padrão “VOTO NULO”;
  5. Aperte a tecla verde para confirmar e pronto, seu voto será nulo!
  6. Se preferir, escolha a tecla laranja para corrigir e reiniciar o seu voto. 

Diferença entre Voto Nulo e Voto em Branco

Com mais um período de eleições se aproximando, outra questão importante de se discutir é sobre a diferença entre voto nulo e branco 2022, sobretudo em relação às vantagens e desvantagens de cada escolha.

Essa dúvida pode ser vista em grande parte dos brasileiros que se encontram desacreditados nos candidatos disponíveis, lembrando que ambas as ações são cabíveis a todas as eleições.

Dito isso, tanto os votos nulos quanto os votos brancos não são tidos como válidos, já que em ambos os casos nenhum candidato é identificado, porém há contradições.

Como ressaltamos nas etapas anteriores, eles não servem para anular as eleições, nem vão para os partidos e tampouco para os candidatos que estão ganhando como algumas pessoas falam de forma leiga.

Em suma, o voto nulo é demonstrado sempre quando um indivíduo digita um número errado de segue com a confirmação. Já o voto branco condiz com a escolha da tecla BRANCO seguido da tecla CONFIRMA.

Sendo assim, nos dois casos você estará abstendo-se da escolha sem deixar de participar das eleições. Leve isso em conta! 

Como Votar Nulo 2022: O Que É e Consequências
Como Votar Nulo 2022: O Que É e Consequências

O que são votos válidos?

Em conformidade com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os votos válidos são aqueles que definem-se pela efetividade da escolhas. Isso significa que para um voto ser considerado como válido, ele precisa ser claramente direcionado para um candidato apto ao cargo eleitoral.

Sendo assim, votos nulos e brancos são contrários aos votos válidos, embora que a participação em todas as eleições são aceitas a partir das três formas de voto.

É crucial compreender que mesmo se você clicar erroneamente em voto branco ou digitar um número inexistente que culmine em um voto nulo, há uma forma de reiniciar a sua votação, sem que o voto seja dado como válido.

Para tal, os eleitores podem acionar a tecla laranja (CORRIGE) para zerar o campo dos dígitos e assim escolher o candidato desejado. O processo apenas é completado quando o eleitor clica na tecla verde (CONFIRMA). Então sempre pondere antes de finalizar o seu voto e decida se pretende ter um voto válido ou inválido! 

Acompanhe também:

Vale a pena Votar Nulo 2022?

As vantagens de se votar nulo no atual formato das eleições estão relacionadas apenas a não necessidade de justificativa, pois embora trata-se de um voto inválido para a contagem oficial, se você confirmá-lo terá cumprido com suas obrigações perante o Tribunal Superior Eleitoral. E quem sabe que vai perder o período de votações, é necessário saber como justificar o voto nas eleições 2022.

Ademais, não há outros pontos positivos desta prática então os eleitores devem considerar todas as opções antes de tomar tal decisão!

Consequências de Votar Nulo

De fato não há consequências diretas ao eleitor que decidir votar nulo ou em branco durante as eleições, até porque ele estará cumprindo com seu papel de participar das eleições.

Por outro lado, deixar de escolher um candidato fará com que esse eleitor não expresse sua definição entre os candidatos que se eleitos, posteriormente, terão uma influência direta na vida do próprio eleitor, seja em uma escala municipal, estadual ou até mesmo nacional.

As urnas são confiáveis e passam por diferentes testes previamente ao processo das eleições. Para tanto, cabe ao cidadão escolher se deseja investir seu voto em um candidato ou prefere não compactuar com nenhuma convicção.   

5/5 - (1 vote)