Eleições 2022: Cargos, Ordem, Segundo Turno e Candidatos

As Eleições 2022 já se aproximam e juntamente surgem questionamentos pertinentes aos cargos, datas, segundo turno, apuração e resultado. Sendo assim, preparamos um guia completo sobre tal temática, intencionando sanar as principais dúvidas e fazer com que você esteja preparado para esse dia notório.

Eleições 2022: Cargos, Ordem, Segundo Turno e Candidatos
Eleições 2022: Cargos, Ordem, Segundo Turno e Candidatos

Eleições 2022

No ano de 2022, as eleições terão um total de 5,7 bilhões destinados ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha, chamado popularmente de Fundo Eleitoral.

O novo plebiscito, por sua vez, também trouxe para discussão as pesquisas populares quanto aos locais de votação aos cidadãos junto às prefeituras municipais, porém as solicitações podem ocorrer com até 90 dias de antecedência à data do primeiro turno.

Todos os cargos que serão colocados em votação e, consequentemente, forem contemplados aos candidatos mais votados, terão a posse no dia primeiro de janeiro. Ao invés da posse ocorrer nesta data, a partir de 2027 uma nova emenda decretou que tanto o presidente quanto os governadores serão empossados nos dias 5 e 6 de janeiro, respectivamente.

Apesar destas diferenciações, as eleições de 2022 terão parâmetros muito parecidos com o que ocorreu em 2018, onde os mesmos cargos foram abertos para votação. 

Saiba mais:

Cargos Eleições 2022

Resumidamente, é preciso compreender os cargos que estarão abertos para as eleições de 2022, dadas as circunstâncias que há dissemelhanças entre a vigência de cada incumbência. Disso, separamos uma artigo com os cargos das eleições 2022 para você.

Logo, para essa nova etapa, cada cidadão brasileiro poderá apresentar votos para os seguintes cargos: Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Entenda as definições: 

Deputado Federal

São responsáveis por fiscalizar as ações do Poder Executivo do Brasil enquanto que precisam ter mais de 21 anos para compor a Câmara dos Deputados, que por sua vez, dispõe de 70 vagas. Veja também a lista de candidatos a deputado federal 2022.

Deputado Estadual

Atua diretamente na Assembleia Legislativa Estadual, tendo influência direta na criação e veto de leis de caráter estadual. Acompanhe a lista de candidatos a deputado estadual 2022.

Senador

Esse cargo forma o Congresso Nacional, sendo que cada Estado pode eleger apenas três senadores, com um mandato limite de 8 anos, podendo haver reeleição. Acompanhe os candidatos a senador 2022 aqui.

Governador

Tal cargo incide diretamente em medidas e ações governamentais de forma centralizada, além de desempenhar papéis de orientação sobre os municípios. Cada estado elege um governador para uma mandato de 4 anos com possibilidade de uma reeleição, totalizando 8 anos. Veja também a lista de candidatos a governador 2022.

eleição 2022

Presidente da República

É o cargo público mais importante da República Federativa do país, tendo ação direta sobre estados e municípios, além de atuar em contato direto com outros países. Deve-se possuir mais de 35 anos para concorrer a essa vaga de candidato a presidente, com um mandato mínimo de 4 anos e podendo se reeleger 1 vez. 

Acompanhe também:

Ordem de Escolha na Urna Eletrônica

Para que não haja dúvidas, considere o ordenamento de carga cargo no momento de votação na urna eletrônica e suas respectivas quantidades de dígitos: 

  • Deputado estadual – cinco dígitos;
  • Deputado federal – quatro dígitos;
  • Senador – três dígitos; 
  • Governador – dois dígitos; 
  • Presidente da República – dois dígitos. 

Datas das Eleições 2022

Neste ano, a data das eleições 2022 no brasil, ocorrerão no dia 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno), se necessário para cada um dos cargos. 

Candidatos a Presidente 2022

A corrida eleitoral pelo cargo máximo do país ainda está em fase de pré-candidatura, portanto há especulações quanto aos nomes, porém parte majoritária já foi definida pelos respectivos partidos. Entenda quem irá concorrer em 2022:

  • Lula (PT); 
  • Jair Bolsonaro (PL);
  • Ciro Gomes (PDT);
  • João Doria (PSDB);
  • Sérgio Morto (PODEMOS);
  • Leonardo Péricles (UP);
  • Simone Tebet (MDB);
  • Alessandro Vieira (CIDADANIA);
  • Rodrigo Pacheco (PSD);
  • Aldo Rebelo (Sem Partido); 
  • André Janones (AVANTE);
  • Felipe D’ávila (NOVO). 

Nota: Atente-se, por outro lado, que os vices ainda serão divulgados e ainda há a possibilidade de novos nomes serem incorporados à listagem acima. 

Segundo Turno Eleições 2022 – Como Funciona

Em linhas gerais, o segundo turno das eleições 2022 ocorrerão caso haja uma diferença menor que 10 % dos votos entre os dois candidatos mais votados aos cargos máximos que obtém apenas um representante, ou seja, Governador e Presidente de República.

Por outro lado, Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores ficam definidos logo no primeiro turno, sem exceções.

Embora haja muitas dúvidas quanto a votação neste período é importante frisar que, caso não seja necessário o voto para a Presidência da República, apenas os estados que ainda não definiram os seus Deputados é que precisarão ir às urnas.

A contagem dos votos e as pesquisas de intenção de voto seguem as mesmas normas, do mesmo modo que os resultados ficam apresentados. A única dissemelhança está na maior agilidade no momento da apuração dos votos pela menor demanda.

Caso você não tenha votado no primeiro turno, saiba que é possível cumprir seu direito no segundo turno, pois a Justiça Eleitoral considera esse pleito secundário como uma votação paralela ao primeiro turno, isto é, sem influências.  

Pesquisas Eleitorais Presidente 2022

Desde o início do ano até próximo de outubro, diversas pesquisas eleitorais surgiram e irão ser realizadas, sendo de grande valia para os leitores que podem analisar os rumos das votações.

Incontáveis organizações realizam essa medição de forma legal para formar um conteúdo qualificatório em gráficos e tabelas aos brasileiros, são os maiores exemplos: Datafolha, VOGA BRASIL, IPESPE, dentre outras.

Por outro lado, se você deseja ter uma certa confiabilidade no momento de averiguar os dados tidos até o momento, orientamos a consulta através dos institutos de pesquisa eleitoral reconhecidos pelo TSE.

Isso pode ser obtido através de uma ferramenta oficial deste órgão governamental, disponibilizado neste link: https://www.tse.jus.br/eleicoes/pesquisa-eleitorais/consulta-as-pesquisas-registradas. 

Apuração Eleições 2022

A apuração das eleições 2022 será similar aos anos anteriores, embora tenha ocorrido uma série de comentários quanto a alterações no formato.

Sendo assim, a urna eletrônica continua sendo a medida da contagem de votos pela segurança e agilidade neste processo.

Por outro lado, entre 2022 e 2030, a Câmara dos Deputados terá um incentivo para receber negros e mulheres em seus cargos como Deputados Estaduais, sendo que tais candidatos terão uma contagem dupla de votos como forma de incentivo e inclusão.

Resultado das Eleições 2022

Para acompanhar os resultados das eleições 2022 em tempo real, você pode acessar o site oficial do TSE e consultar as apurações de forma nacional ou regional.

Clique aqui (https://resultados.tse.jus.br/oficial/) e verifique cada dado desejado após selecionar a sua localidade no menu principal. Não perca nenhum detalhe!  

5/5 - (1 vote)