Quem Não É Obrigado a Votar: Como Funciona e Mais

As eleições 2022 deverão ocorrer no Brasil apenas no mês de outubro. E isso, claro, para o primeiro e para o segundo turno. Sem falar que as posições de governadores estaduais, deputados federais e estaduais, e até mesmo presidente da república serão definidas. Disso, muitas pessoas têm dúvidas com relação a quem deve ou não participar. Sendo assim, falaremos mais sobre a eleição em si, e quem não é obrigado a votar.

Além de como agendar, quais documentos são necessários para participar, e muitos outros dados. Lembre-se que você já deve ter em mente todos os dados eleitorais de seu candidato de preferência.

Quem Não É Obrigado a Votar: Como Funciona e Mais
Quem Não É Obrigado a Votar: Como Funciona e Mais

Conteúdo

Como funciona os votos de uma eleição?

Com relação a como funciona as eleições, e quem não é obrigado a votar, isso na verdade é muito simples. Atualmente, no Brasil, existem apenas três grupos de pessoas que recebem a exclusividade não ter a obrigatoriedade eleitoral. São eles: pessoas analfabetas, menores de idade que tenham menos de dezesseis e dezessete anos, além de maiores de setenta anos. Todos os demais são obrigados a votar. O que inclui até mesmo deficientes físicos. Em caso de pessoas com deficiência (PcD) mental grave, também são isentas do voto. Desde que, claro, seu responsável apresente laudos médico que comprove tal deficiência.

Disso, se você não se encaixa nesses grupos que listamos anteriormente, terá que votar. E o procedimento em si é muito simples. Primeiramente, precisará consultar sua zona eleitoral em seu título de eleitor. Se não tem o documento, é possível agendar o mesmo. A mesma terá uma unidade designada para você, geralmente próxima a sua residência. Então, basta apresentar os seus dados para o mesário e efetuar o voto por meio de uma urna eletrônica. Exatamente por isso que é necessário que você saiba o número eleitoral de seus candidatos de preferência. Caso contrário não será possível validar o mesmo, por falta de informações.

Saiba mais:

Documentos necessários para poder votar

Agora que já explicamos quem não é obrigado a votar, quem pode participar, e como votar, por que não falar mais sobre os documentos obrigatórios? Na hora de comparecer até o local indicado pela zona eleitoral, você precisa apresentar um documento de identidade seu. Esse obrigatoriamente precisa ter uma foto sua.

Então, apenas sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e seu Registro Geral (RG), são aceitos aqui. Além disso, terá que entregar também o seu título de eleitor, desde que o mesmo esteja regularizado. Para o segundo turno, tem que apresentar o comprovante de votação do primeiro turno.

Datas oficiais da eleição

Com relação as datas da eleições 2022, já temos os dias definidos, por parte do Governo Federal. Lembre-se que as votações só podem ser feitas no domingo. E disso, o primeiro turno já está marcado para o dia 2, que é o primeiro domingo do mês eleitoral. Já o segundo turno, caso de fato seja necessário, está previsto para o último domingo do mês, no dia 30.

Lembre-se, entretanto, que as eleições para presidente, governadores e até mesmo deputados ocorrem no mesmo dia. Portanto, terá que escolher todos os seus candidatos de uma só única vez. Até para que possam ter todos os números eleitorais em mão.

5/5 - (1 vote)