Segundo Turno Eleições 2022: Como Funciona e Causa

As eleições gerais brasileiras acontecem a cada 4 anos, e sempre que um novo período de votação chega os cidadãos brasileiros encontram-se dentro de algumas conjecturas que precisam ser trazidas para discussão, como é o caso do Segundo Turno Eleições 2022.

Essa etapa serve para definir de forma final qual será o político eleito para os cargos que não foram devidamente estabelecido em primeiro turno. A partir disto, elencamos os seguintes pontos: o que é o segundo turno, documentos obrigatórios, como funciona, qual a data e demais dicas para te preparar para essa etapa tão importante. Veja só! 

Segundo Turno Eleições 2022: Como Funciona e Causa
Segundo Turno Eleições 2022: Como Funciona e Causa

Conteúdo

Eleições 2022

As eleições acontecem no mesmo formato desde a redemocratização, porém há aspectos que alteraram-se com o passar dos anos, como por exemplo a implementação da urna eletrônica.

Por mais que seja algo mais comum a eleição sem a necessidade do segundo turno em municípios, sobretudo aqueles do interior do país, quando o assunto são as eleições nacionais para a Presidência da República, encontram-se poucos casos onde a disputa foi decidida de maneira antecipada.

Para tanto, isso acontece por causa da necessidade do candidato alcançar parte majoritária dos votos, ou seja, 51% dos votos. Sendo assim, com as polarizações vistas atualmente, é mais provável que aconteça um segundo turno acirrado, porém sempre há a possiblidade de uma decisão prévia.

Leia também:

Como funciona o segundo turno das eleições

De modo prático, existem dois tipos de eleições 2022: municipais e eleições gerais. O segundo turno é possível em ambos os contextos, porém é válido ressaltar que as eleições municipais acontecem estritamente para definir o prefeito e os respectivos vereadores. Sendo assim, há segundo turno apenas para os prefeitos, enquanto que a listagem completa dos vereadores é definida já no primeiro turno. 

Sob o formato das eleições gerais brasileiras, define-se o Presidente da República, o Governador de cada região, os Senadores, os Deputados Federais e os Deputados Estaduais.

Isto é, tanto os Governadores e o Presidente da República podem ser estipulados de modo posterior, ou seja, no segundo turno quando houver a necessidade. Citando os mesmos, você pode acompanhar também quanto ganha um governador 2022.

Já os Deputados Federais, os Deputados Estaduais e Senadores ficam demarcados sempre na primeira etapa por não demandarem de uma distância mínima entre o percentual dos votos. 

Porquê ocorre o segundo turno?

Conforme dissemos nos tópicos acima, o segundo turno acontece apenas para decretar o vencedor a qualquer cargo político público quando não houver um consenso na etapa primata.

 Isto dependente de muitas variáveis, como é o caso dos prefeitos, governadores e presidentes, que precisam alcançar 50% + 1 dos votos para serem elegidos oficialmente.

A única exceção a tal regra fica por conta das corridas eleitorais aos cargos de prefeitos de municípios onde há 200.000 habitantes ou menos. Nestes casos específicos, aquele prefeito que alcançar mais votos é eleito em apenas um pleito.

Outro aspecto notório se dá pelo fato de que nestas cidades em questão, há apenas dois candidatos, que participam de uma pré seleção. Logo, matematicamente, um deles sempre terá a maioria dos votos, independentemente da forma da contagem.

Quais as datas previstas para o Segundo Turno

Em síntese, o cronograma completo para as datas das eleições 2022 já foram definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral. Sendo assim, acompanhe as datas que você precisa ficar atento, principalmente quanto ao segundo turno se o mesmo for necessário em sua localidade. Observe e compare:

  • Data limite para alteração de dados cadastrais, mudança no local de votação e cadastramento biométrico: 4 de maio de 2022;
  • Primeiro turno das eleições gerais: 2 de outubro de 2022;
  • Primeiro turno das eleições gerais: 30 de outubro de 20220 (se houver a necessidade). 
Segundo Turno Eleições 2022: Como Funciona e Causa
Segundo Turno Eleições 2022: Como Funciona e Causa

Documentos obrigatórios para o Segundo Turno

Seja para participar do primeiro ou segundo turno das eleições de 2022, os eleitores precisam comparecer ao local de votação munidos de alguns documentos específicos. São eles: 

  • Documento de identificação com foto (RG, passaporte ou CNH);
  • CPF;
  • Título de Eleitor.

Caso não esteja com ele em dia, pode agendar título de eleitor 2022.

Obs.: Lembre-se de chegar com antecedência para evitar perder o prazo limite para o processo de votação. 

Outros tópicos:

Título de Eleitor Virtual e Biometria 

Embora as eleições gerais de 2018 e as eleições municipais de 2020 já tenham aplicado a biometria como uma das formas de identificação dos eleitores, este ano de 2022 terá o primeiro processo eletivo onde tal ação será obrigatória.

Portanto, se você realizou a sua biometria dentro do período adequada, poderá votar facilmente, sem a necessidade de um documento de identificação original com foto. 

Apuração dos votos do Segundo Turno

Os votos são apurados no segundo turno das eleições, municipais ou gerais, da mesma forma que o processo é desempenhado no primeiro turno.

A única diferenciação está na velocidade com que os resultados são obtidos, já que existe um número menor de urnas em todos os estados.

Todavia, o procedimento de segurança e as etapas de contagem são mantidas para resguardar a integridade dos votos, independente se a definição em aberto refere-se aos prefeitos, governadores ou até mesmo para o presidente.

Segundo Turno Eleições 2022: Resultado Segundo Turno

Por mais que o resultado seja expressado mais rapidamente, cada cidadão brasileiro tem a possibilidade de acompanhar a apuração de maneira efetiva e em tempo real.

Para isso, o Tribunal Superior Eleitoral conta com uma ferramenta utilizadas a anos e que fica disponível em seu próprio site. Nela, os brasileiros podem acompanhar os percentuais de voto para cada um dos dois candidatos que ainda permanecem na disputa, conforme os votos unitários são apurados, até a definição final.

Quer saber como consultar o resultado do segundo turno das eleições de 2022? Então acompanhe o passo a passo definido abaixo:

  1. Acesso o site do Tribunal Superior Eleitoral ou clique no link direto: https://resultados.tse.jus.br/oficial/#/eleicao/resultados; 
  2. Ao chegar na página, você terá que identificar a sua localidade pelo CEP. Se tiver utilizando o smartphone, basta ligar a localização que o sistema vai fazer o reconhecimento automático.
  3. Logo em seguida, você consegue verificar como está a contagem dos votos em sua região ou pode visualizar de maneira geral o regulado em escala nacional;
  4. Permite-se ainda uma consulta em números diretos ou ainda por meio de percentuais para facilitar a visualização.
  5. Assim que o resultado final for anunciado, esse mesmo portal trará as devidas comparações para que os cidadãos possam consultar da forma desejada. 

Caso o objetivo seja conferir os resultados do segundo turno para as eleições municipais, esse mesmo portal pode ser acessado.

5/5 - (1 vote)