Valor da Multa Por Não Votar 2022: Números e Consequências

A cada novo período de eleições há pessoas que não poder ir até o local de votação por uma série de motivos ou simplesmente decidem não cumprir com seu papel como cidadão. Entretanto há consequências, como uma multa que deve ser paga posteriormente. Quer saber qual o Valor da Multa por Não Votar 2022, então preste atenção no que relataremos abaixo.

Continue a leitura deste artigo e confira qual o valor da multa por não votar 2022, como pagar, o que acontecer se não pagar e quais os documentos obrigatórios. Saiba mais!

Valor da Multa Por Não Votar 2022: Números e Consequências
Valor da Multa Por Não Votar 2022: Números e Consequências

Conteúdo

Valor da Multa por Não Votar

Muita coisa mudou desde as últimas eleições no ano de 2020, até porque esse período foi marcado por uma votação atípica em relação a pandemia de Covid-19. Contudo, em 2022 a situação retornará ao comum e os brasileiros precisam se adequar para ficar em dia com a Justiça Eleitora.

Embora o processo das eleições 2022 seja extremamente importante para todos os brasileiros, há um enorme número de pessoas que deixam de votar e isso acarreta em uma série de questões negativas.

Por outro lado, o Brasil encontra-se como um dos países com o maior número de votos a cada período de atividade, grande parte disto por conta da estrutura atual, ficando à frente até mesmo dos Estados Unidos onde a votação para a Presidência, que também acontece de quatro em quatro anos, não e obrigatória.

Assim sendo, se você não poderá participar das eleições de 2022 como eleitor, fica de olho em suas responsabilidades posteriores ao dia da eleição para evitar problemas futuros.

Leia mais:

Qual é o Valor da Multa por não Votar

Atualmente, o valor da multa por não votar pode variar de acordo com o turno e o tipo da eleição, ou seja, de $ 1,05 até R$ 3,51.

Trata-se de um valor simbólico atualizado anualmente e que serve simplesmente para justificar o voto do brasileiro que não pode comparecer ao local de votação no dia da eleição.

Por outro lado, entenda que cada pleito é considerado como uma eleição própria. Isso possibilita que, mesmo quem não votou no primeiro turno, possa realizar tal ação no segundo turno das eleições 2022, caso o mesmo aconteça.

O que acontece se eu não ir votar

Não há problema algum o brasileiro não ir votar no primeiro ou segundo turno de qualquer eleição devido ao atual formato e as regras gerais definidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Todavia, isso somente será mantido se o indivíduo em questão realizar devidamente a justificativa dentro do período vigente para cada eleição e seus respectivos turnos. Tenha cautela!

Quais a consequências se eu não pagar a multar

De um modo geral, àqueles que não votaram e também se negaram a justificar tal ato terão uma série de problemas se persistirem nesta decisão. Veja todas as consequências que são geradas aos brasileiros que não votarem, segundo o TSE:

  • Não poder emitir RG, passaporte e novas vias de quaisquer outros documentos;
  • Não adquirir remunerações ou vencimentos de caráter público;
  • Não concorrer a cargos públicos (federais, estaduais e municipais);
  • Não obter empréstimos ou créditos bancários e de quaisquer outros meios ligados ao Governo Federal do Brasil.
  • Não prestar concursos públicos ou tentar uma vaga em bolsas de estudos como o SISU, o Fies e o ProUni;
  • Não renovar matrículas educacionais e Universidades Públicas;
  • Não realizar a declaração do imposto de renda, gerando juros e multas adicionais.

Valor da Multa Por Não Votar 2022: Como Votar Nulo

Existem incertezas quanto ao voto nulo, porém conhecer seu significado é imprescindível a qualquer cidadão brasileiro.

Partindo deste ponto de vista, tal opção serve para que o eleitor possa cumprir com seu papel e não ter que justificar posteriormente, mesmo que não se sinta representado por nenhum candidato.

Outro aspecto que merece ser destacado, é que esse tipo de voto não direciona-se para nenhum candidato como alguns comentários populares dizem, na verdade você apenas abstém-se comparecendo à urna eletrônica.

Aliás, não existe nenhum botão indicado como nulo, pois na verdade esse tipo de voto é demarcado como branco, onde o botão possui tal cor e a mesma designação escrita. Portanto, saber como votar nulo 2022 é apenas por meio desse procedimento.

Valor da Multa Por Não Votar 2022: Números e Consequências
Valor da Multa Por Não Votar 2022: Números e Consequências

Documentos Necessários Eleições 2022

Ademais, todos os contribuintes que sem encontram pela segunda vez seguida sem votar e que não efetuaram a devida justificação, devem apressarem-se a preencher o chamado Requerimento de Justificativa Eleitoral Pós-Eleição”.

Infelizmente tal documento não fica disponível online, necessitando que o requerente vá pessoalmente até um cartório eleitoral de sua cidade ou região para solicitar uma guia.

Justificativas que não foram declaradas há mais de 3 anos podem resultar no cancelamento do título eleitoral, porém é possível restabelecer essa função indo até um posto eleitoral pessoalmente com os seguintes documentos:

  • Título de Eleitor (original);
  • Comprovante de residência recente (cópia e original).

Atente-se, pois na parte majoritária dos casos será obrigatório pagar a taxa referente a justificativa para que o seu documento de votação seja liberado.

Verifique também:

Como justificar o voto

Se você chegou até essa parte final do artigo é muito provável que esteja se perguntando como justificar o voto, não é mesmo? Pois bem, saiba que esse procedimento não possui segredos e qualquer brasileiro pode fazer. Mas claro, lembre-se sempre de verificar a data das eleições 2022, até para não perder o período.

Ademais, o avanço tecnológico já permite que tal ação seja completa através da internet, otimizando o seu tempo e evitando que seja necessário se deslocar até um cartório eleitoral. Veja como é simples com o nosso tutorial descrito abaixo:

  1. Em primeiro lugar, acesse o portal https://justifica.tse.jus.br/;
  2. Logo na primeira página, selecione “Iniciar requerimento de justificativa”;
  3. Neste mesmo campo será possível consultar o status de sua justificativa, basta selecionar a opção “Consultar requerimento de justificativa”;
  4. Você será redirecionado para uma formulário online onde deve informar seus dados pessoais e as respectivas informações eleitorais (nome do eleitor, número do título eleitora e data de nascimento);
  5. Clique em “Não sou um robô” e depois em “Avançar”;
  6. Emita a guia para pagamento no valor referente à sua justificativa e pronto!

Quando justificar o voto?

O eleitor terá duas oportunidades de justificar o seu voto, podendo ser no próprio dia da eleição (primeiro ou segundo turno) ou ainda nos dias posteriores ao processo de eleição, porém entenda que esse processo deve respeitar as datas limites que se encerram próximo das demais eleições. Não perca tempo e adiante-se para evitar problemas desnecessários perante ao Tribunal Superior Eleitoral! Se ainda quiser consultar o resultado das eleições 2022, pelo site do TSE, ainda é possível. Mesmo tendo justificado.

5/5 - (1 vote)