Como Anular o Voto? Informações, Como Anular e Resultado

As eleições 2022 já estão chegando no Brasil, e disso, marca um período extremamente importante em todo o país. Até porque, é normal pensar no futuro do Brasil, com os novos eleitos. Principalmente porque aqueles que estão competindo, são para vagas e posições extremamente cruciais. A maior de todas é a de presidente da república. E disso, surgem muita dúvidas por parte da população brasileira. Como por exemplo, como anular o voto. Esse que é permitido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Além desse questionamento, temos o que fazem o governador de cada estado, senadores, deputados estaduais e deputados federais. Disso, muitas pessoas acabam se assustando com o que pode acontecer com elas se votarem nulo. E não sabem que essa é uma das opções disponíveis na urna digital que utilizamos para votar. Sem falar que é uma alternativa muito utilizada por boa parte dos brasileiros.

O Que É o Voto Nulo? Informações, Como Anular e Resultado
O Que É o Voto Nulo? Informações, Como Anular e Resultado

O que é Voto Nulo

Nas eleições gerais, saiba que o preenchimento de cargos eletivos é algo obrigatório. Seja para disputa de cargos federais, estaduais ou até mesmo municipais. Mas, apesar disso, ainda é possível anular o seu voto. E disso, surge a dúvida do que é esse tipo de voto. No caso, funciona como se ele não existisse.

Ou seja, ele não é válido para fim algum. É algo totalmente neutro, para quem não quer ter envolvimento algum nas eleições, independentemente de qual tipo de votação seja. Disso, funciona como se fosse um voto indiferente. Ele é autorizado por lei, e muitas pessoas acabam usando essa modalidade.

Acompanhe também:

Como Anular o Voto

Se você tem interesse em como votar nulo, o procedimento para tal é muito simples. Isso, na verdade, pode ser feito no próprio dia das eleições. Confira abaixo todo o passo a passo que separamos para você. Tudo para que possa sanar qualquer eventual dúvida a respeito do assunto:

  1. Primeiramente, você precisa apresentar alguns documentos no dia de eleição, para anular o seu voto. Como por exemplo, um documento de identidade com foto. Esse pode ser o seu RG, ou até mesmo sua CNH;
  2. Posteriormente, além disso, ainda há a necessidade de levar o seu título de eleitor com você. Caso contrário, sequer poderá entrar nas urnas eletrônicas;
  3. Disso, nas urnas, você pode votar com a opção de 00, ou até mesmo de apertar o botão de anular. Ambas tem o mesmo propósito. Basta enviar os dados na sequência;
  4. Lembre-se que existe uma estatística criada exclusivamente para quem não quis se envolver nas eleições.

O que acontece ao votar Nulo

Se você tem receio de sofrer alguma punição ao votar nulo, não se preocupe. Pois isso não pode acontecer. Na verdade, é visto como um direito do cidadão de se expressar desse modo. O máximo que vai acontecer é a sua decisão entrar para a estatística de nulos.

E disso, não terá nenhuma consequência até mesmo no resultado das eleições. Saiba que existe uma multa, já falamos aqui sobre qual o valor da multa por não votar em 2022. Votar nulo não penderá para nenhum participante, e isso inclui o que está vencendo e até mesmo o que está perdendo. E com relação a seus documentos, também não afetará o seu CPF, ou até mesmo o seu próprio título de eleitor. Desde que, claro, você faça isso na data correta.

5/5 - (1 vote)