Candidatos à Presidência 2022: Participantes e Mais Informações

O ano atual no Brasil tem a promessa de promover diversas mudanças políticas para os próximos anos. Até porque, temos pela frente a eleição 2022 para o cargo de presidente da república. Apesar de ainda não termos todos os participantes listados de maneira oficial, já sabemos 12 que foram pré-escolhidos como candidatos à presidência 2022.

E disso, eles são: Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro, Sergio Moro, Ciro Gomes, João Doria, Rodrigo Pacheco, Simone Tebet, Alessandro Vieira, Aldo Rebelo, André Janones, Felipe D’Ávila e Leonardo Péricles. Nesse artigo, estaremos falando sobre os cinco principais concorrentes, que deverão fechar o quadro de favoritos, principalmente. Lembre-se que pode sempre justificar o seu voto.

Candidatos à Presidência 2022: Participantes e Mais Informações
Candidatos à Presidência 2022: Participantes e Mais Informações

Candidatos à presidência 2022: Lula

Aos 76 anos de idade, Luiz Inácio Lula da Silva retorna ao holofote eleitoral para tentar seu terceiro mandato no Brasil. E claro, mais uma vez junto ao Partido dos Trabalhadores (PT).

O mesmo foi eleito a primeira vez em 2002, reeleito em 2006, ficando no cargo até 2010. Disso, passou a faixa presidencial para sua companheira de partido, Dilma Rousseff. É um dos grandes favoritos dentre os candidatos à presidência 2022, eventualmente.

Saiba Mais:

Jair Bolsonaro

Ainda falando sobre fortes candidatos à presidência 2022, temos o atual presidente da república. Jair Bolsonaro foi eleito ao cargo ainda em 2018, no segundo turno das eleições, sendo o primeiro militar eleito por voto direto em mais de sete décadas, decerto.

Depois de ser eleito, o mesmo ficou bons meses sem estar associado a algum partido. E agora, tentará sua reeleição sendo apoiado pelo Partido Liberal (LB). Ele deverá concorrer diretamente com Lula pelo posto de presidente para os próximos quatro anos.

Candidatos à presidência 2022: Sergio Moro

Sergio Moro foi uma das figuras políticas mais emblemáticas no Brasil, nessa última década. Isso porque, entre março de 2014 e novembro de 2018 atuou diretamente no Supremo Tribunal Federal (STF) na Operação Lava Jato, decerto.

Sem falar também que foi responsável direto pela condenação do ex-presidente Lula, em 2017, por crimes de corrupção. Esse que conseguiu a anulação quase quatro anos depois de estar preso. Assim que Bolsonaro tomou posse, foi nomeado como ministro do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Pediu demissão ainda em abril de 2020.

Ciro Gomes

Uma figura mais conhecida na política, Ciro Gomes teve uma participação boa nas últimas eleições, de 2018. O mesmo, terminou em terceiro lugar na disputa, atrás de Fernando Haddad e Jair Bolsonaro.

Agora, a expectativa é de que o mesmo novamente retorne aos palanques, como um dos fortes candidatos à presidência 2022. Ciro está associado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Já foi deputado e vereador anteriormente, além de governador do Ceará, Ministro da Fazenda e Ministro da Integração Nacional, certamente.

João Doria

João Doria é uma das figuras políticas mais novas nessa eleição. Mas, apesar disso, não podemos desconsiderar sua escalada meteórica na política. O megaempresário já foi prefeito da cidade de Campos do Jordão, no interior de São Paulo, eventualmente.

Foi também apresentador do programa O Aprendiz, entre os anos de 2010 e 2011. De volta a política, elegeu-se prefeito da capital de São Paulo em 2016. Tudo para em 2018 deixar o cargo, para se eleger a governador da região. Função essa que vem exercendo até hoje, decerto.

5/5 - (1 vote)