Diferença Entre Voto Nulo e Branco 2022

O direito ao voto no Brasil é permitido para todos os cidadãos, contanto que estes tenham mais de 16 anos e estejam com seu Título de Eleitor em dia perante a Justiça Eleitoral. Contudo, sempre que uma nova etapa das eleições se aproxima surgem questionamentos, e um dos principais trata-se da Diferença Entre Voto Nulo e Branco 2022.

Esse assunto remete a uma grande quantidade de mitos e histórias inverídicas sobre a anulação da eleição e o favorecimento de partidos. Pensando nisso, preparamos alguns tópicos que farão você ficar ainda mais preparado para as eleições gerais de 2022. Acompanhe!

Diferença Entre Voto Nulo e Branco 2022
Diferença Entre Voto Nulo e Branco 2022

Conteúdo

Diferença entre Voto Nulo e Branco 2022

Neste ano de 2022, as eleições gerais acontecerão nos dias 2 e 30 de outubro para o primeiro e segundo turno, respectivamente. Esse processo seletivo servirá estritamente para os seguintes cargos: Deputado Estadual, Deputado Federal, Senadores, Governadores e Presidência da República.

Tanto o voto nulo quanto o voto em branco serão disponibilizados nesta eleição da mesma forma que nas demais, por conta disto é tão importante conhecer cada aspecto antes de votar.

Em primeiro lugar, o voto em branco acontece quando o eleitor clica na tecla “BRANCO” por não decidir-se pelo número de nenhum candidato, enquanto que o voto nulo é quando o eleitor digita um número inválido e confirma para o Governo Federal, logo em sequência.

Em ambos os casos a intenção é a mesma, abster-se do voto porém de forma oficial, ou seja, ir até o local de votação sem precisar escolher por um candidato. Você pode ter interesse em saber também quem não é obrigado a votar, já que tem interesse em anular ou ir na opção em branco.

Saiba mais:

51% de votos nulos anula a eleição?

Independentemente se são eleições gerais como a que acontecerá neste ano ou eleições municipais, essa regra não é verdadeira.

Portanto, mesmo que em uma situação hipotética a maioria dos votos de uma eleição seja direcionado ao voto tido como nulo, o processo eletivo continuará normalmente e o candidato apto a concorrer com o maior número de eleitores ganhará o cargo.

Por mais que seja um voto inválido, ele não serve para indicar a anulação das eleições ou algo do gênero, apenas permite que o eleitor possa escolher os candidatos que se identifica para os cargos que quiser e anular naquelas situações desejadas.

Para além disto, precisamos destacar que nada lhe impede de saber como anular o voto para todos os cargos que estão sendo elegidos na processo em questão.

Voto branco vai para os partidos?

Outro mito bastante comum quanto a essa modalidade de votos cita que o voto em branco vai para os partidos ou candidatos que estão ganhando, porém isso não passa de uma falácia.

Assim como o voto nulo, o voto em branco não vai para ninguém e simplesmente indica que o eleitor não está satisfeito com os candidatos ofertados para aquela posição ou cargo.

Isso pode ser melhor compreendido ao consultar a Constituição Federal através da chamada Lei das Eleições nº 9.504 que foi instituída no ano de 1997, onde fica definido que o voto em branco trata-se de um voto integramente inválido.

Diferença Entre Voto Nulo e Branco 2022: O que é abstenção?

A abstenção, por sua vez, é o nome dado ao processo onde o eleitor deseja exercer seu papel como cidadão brasileiro, porém entende que não está representado por nenhum nome presente na urna eletrônica.

De um modo simples, a abstenção também pode ser entendida como o ato de não comparecimento às urnas por conta própria o que, por sua vez, é um gesto que pode trazer pontos negativos ao próprio indivíduo se este não se justificar perante a Justiça Eleitoral.

Além da multa exigida que basicamente possui um valor simbólico variável entre 1,05 e 3,57 neste ano de 2022, você estará abrindo mão de influenciar diretamente no resultado das eleições.

Isto é, seja para uma a Presidência da República, governadores, senadores ou ainda para deputados, essa definição incide diretamente na vida de cada brasileiro, pois trata-se de cargos voltados para a elaboração, votação, e acatamento de leis.

Logo, evitar uma decisão neste momento pode culminar na eleição de um candidato ou partido que possua uma ideologia contrária a sua. Lembre-se disto quando tiver dúvidas sobre a diferença entre voto nulo e branco 2022!

Diferença Entre Voto Nulo e Branco 2022
Diferença Entre Voto Nulo e Branco 2022

Como Votar Nulo

O voto nulo depende de um procedimento bem básico e que você precisa conhecer, já que não há uma tecla específica com tal designação:

  1. Vá até a zona eleitoral demarcada em seu título de eleitor, preferencialmente após ter concluído o agendamento biométrico. Caso contrário, deve agendar título de eleitor 2022, normalmente, para que tenha o acesso;
  2. Espere ser chamado e dirija-se até a urna eletrônica;
  3. Escolha os seus candidatos para cada cargo numa ordem que começa do Deputado Estadual até o Presidente da República;
  4. Caso haja algum cargo que você pretende votar nulo, digite um número qualquer e que não pertença a nenhum candidato;
  5. Você vai ver a mensagem na tela descrita como “VOTO NULO”, então basta clicar no botão verde “CONFIRMA” para finalizar o seu voto;
  6. E pronto!

Diferença Entre Voto Nulo e Branco 2022: Como Votar em Branco

Nesta mesma conjectura, o voto em branco pode ser realizado a partir dos seguintes passos:

  1. Acesse a sua seção de votação no dia e horário oficial das eleições de 2022 (primeiro ou segundo turno);
  2. Vá à urna e no momento de escolher os candidatos para cada cargo, opte pela tecla branca descrita como “BRANCO”;
  3. Automaticamente aparecerá uma mensagem “VOTO EM BRANCO”;
  4. Selecione “CONFIRMA” para prosseguir para os demais cargos;
  5. Você poderá repetir este processo para todos os candidatos, se assim julgar necessário.

Vale a pena votar em branco ou votar nulo?

O único motivo que faz os brasileiros optarem pelo voto em branco ou por votar nulo é para não precisar justificar o voto no mesmo dia ou logo em seguida, já que mesmo que você não se sinta representado por nenhum candidato, será possível cumprir com seu papel sem precisar escolher, de fato.

Quais as consequências de não votar nem justificar?

Em contrapartida, se você não votar e ainda negar-se a justificar terá que arcar com uma série de consequências, das quais listamos as principais abaixo:

  • Não poderá se inscrever em concursos públicos;
  • Estará inapto a candidatar-se a uma vaga no ensino superior via SISU, Fies ou ProUni;
  • Vai ficar proibido de emitir documentos pessoais como RG, CNH, passaporte e outros;
  • Não irá receber rendimentos a partir de contas públicas;
  • Ficará limitado quanto a pedidos de empréstimos bancários ou de outras autarquias governamentais;
  • Etc.

Averiguando tais questões, não existem motivos que façam valer essa escolha negativa, então preste bastante atenção e entenda qual direcionamento você pretende seguir para as eleições de 2022!

5/5 - (1 vote)