Como Justificar o Voto nas Eleições 2022: Procedimento

Embora a maioria dos brasileiros cumpram com seus deveres nas urnas tanto nas eleições municipais quanto nas eleições gerais, é normal que exista um número elevado de faltantes. Para esses casos, faz-se notório saber Como Justificar o Voto nas Eleições de 2022.

Desta maneira, decidimos por compor um artigo em forma de tutorial para tirar todas as dúvidas que possam surgir acerca deste assunto. Além disso, também pode querer conferir como anular o voto.

"<yoastmark

Conteúdo

Quem precisa Justificar o Voto

Em resumo, alguns brasileiros apenas poderão justificar seu voto e para entender se você faz parte de tal grupo, é plausível descrever quem possui tal obrigatoriedade que é estritamente aqueles que não puderam comparecer no dia da votação do primeiro ou segundo turno, se houver.

Sabendo disso, entenda que há prazos imprescindíveis para realizar esse processo ou, caso contrário, você poderá sofrer com algumas consequências de acordo com o TSE. São elas:

  • Não poder emitir uma nova via do RG, passaporte ou CNH;
  • Será proibido obter remunerações, empréstimos ou rendimentos de órgãos públicos;
  • Não haverá a possibilidade de se inscrever no Fies, SISU ou ProUni;
  • Impossibilidade de candidatar-se a uma vaga em concursos públicos;
  • E muito mais!

Saiba Mais:

Como Justificar o Voto nas Eleições 2022: Onde Justificar o Voto

O Superior Tribunal Eleitoral continuar sendo o órgão responsável pelos principais processos das eleições gerais brasileiras, assim como a justificativa dos votos nas eleições de 2022.

Sabendo disso, trouxemos para análise alguns aspectos imprescindíveis tais como os prazos e as formas de realizar esse procedimento, afim de manter os benefícios de todos os eleitores brasileiros em dia.

Outros pontos a se considerar aqui são que o eleitor terá que realizar uma nova justificativa para o segundo turno, caso ocorra essa atividade e o mesmo precise se ausentar mais uma vez e o prazo limite para que não existam ainda mais incidência de multas para a justificativa é de 2 meses (60 dias) após cada dia de votação.

Isto é, o eleitor que por qualquer motivo não puder comparecer ao local de votação, irá dispor de duas formas para realizar a justificativa: no dia das eleições ou após as eleições. Lembre-se também de retirar seu comprovante de votação. Entenda, a seguir, o detalhamento para cada um dos casos:

Justificativa no dia das eleições

Para justificar sua ausência no mesmo dia das eleições, os eleitores conseguem otimizar seu tempo e ainda evitam de precisa se preocupar com essa questão em épicas posteriores.

Assim sendo, basta acessar o aplicativo e-título e realizar um cadastramento prévio. Na sequência, envie um formulário preenchido e ligue a localização de seu smartphone para comprovar que você não pode comparecer ao local de votação.

Os passos são bastante simples, porém é imprescindível que você realize-os dentro de um período limite que acontece das 7:00 h até as 17:00 h no dia 2 de outubro para o primeiro turno e em 30 dia de outubro para o segundo turno, caso houver.

Ademais, indivíduos que se encontram em outras cidades ou estados diferentes de seu ponto de votação podem optar por uma justificativa pessoalmente em outros pontos de votação ou solicitar, previamente, o voto como eleitor em trânsito.

"<yoastmark

Como Justificar o Voto nas Eleições 2022

Conforme apontamos nos tópicos acima, a Justiça Eleitoral do Brasil favorece os eleitores que não puderam votar em 2022 durante ambos os turnos das eleições gerais, independentemente do motivo.

Logo, se você se enquadra nesta definição, escolha entre a justificativa pelo site ou via aplicativo:

Entenda também:

Justificativa via site do Sistema Justifica

  1. Acesse o site do Sistema Justifica clicando aqui: https://justifica.tse.jus.br/;
  2. Selecione o campo “Iniciar Requerimento de Justificativa”;
  3. Indique o número de seu título de eleitor e responda as demais perguntas de identificação;
  4. Informe qual é a eleição e o turno que você pretende justificar;
  5. Continue elencamos seus dados pessoais no formulário do requerimento;
  6. Clique em “Emitir Boleto” para baixar a guia de pagamento da justificativa;
  7. Finalize o processo quitando o seu débito que pode variar entre R$ 1,05 e R$ 3,51.

Justificativa pelo App e-Título

  1. Entre na loja de aplicativos do seu Smartphone (Google Play Store ou Apple Store) e procure pelo app e-Título;
  2. Ele precisa ser instalado e configurado previamente ao dia da eleição, então apresse-se;
  3. Defina uma senha e adentre com seu número de usuário;
  4. Procure o campo designado como “Justificativa de Ausência”;
  5. Siga as demais indicações do portal, escreva em linhas gerais o real motivo de não ter comparecido ao processo de votação;
  6. Tire foto de todos os documentos requeridos e adeque ao formulário;
  7. Envie e pague a taxa de quitação da justificativa.

Justificativa após as eleições

No caso da justificativa após as eleições, você poderá realiza-la nas duas formas descritas acima, porém não se esqueça dos documentos obrigatórios!

Indica-se ainda que os eleitores tenham pressa para não perder demais benefícios ou gerar mais multa por não votar e atrasar em sua justificativa. Não deixa de consultar, antes de decidir justificar seu voto, os cargos eleições 2022.

Documentos Necessários

Seja para justificar na data da eleição nos dias que sucedem esse evento, você vai precisar apresentar uma série de documentos. Principalmente se quer saber como justificar o voto nas eleições 2022. Na verdade, deve-se efetuar uma foto com todas as informações legíveis e anexar junto a justificativa online. Conheça a lista completa:

  • RG e CPF ou outro documento de identificação com foto;
  • Título de eleitor (apenas a numeração). Se não tem o mesmo, pode agendar título de eleitor 2022;
  • Comprovante de residência recente.

Como Justificar o Voto nas Eleições 2022: Eleitor no Exterior

Por conseguinte, se você reside no exterior precisamos indicar que a justificativa para quem não votar é um pouco diferente do que ocorre em solo nacional, começando pela taxa de quitação que pode sofrer variações monetárias.

Além disso, o site do Sistema Justifica não servirá para o processo após o dia de votação, onde apenas o aplicativo e-título poderá ser utilizado para o seu requerimento.

Neste contexto, após realizar a solicitação conforme ensinamos no item acima, os brasileiros que se encontram no exterior e desejarem justificar seu voto deverão emitir a guia do requerimento e enviá-la via postal devidamente preenchida ao juiz da zona eleitoral dentro de um período de até 60 dias, no máximo, após cada turno.

Já quando o brasileiro for residente legal de outros países que aceitam a votação a distância, o não comparecimento exigirá apenas o processo virtual de justificação, assim como ocorre nos municípios brasileiros, com o intuito de facilitar esta ação.

5/5 - (1 vote)