Segundo Turno das Eleições 2022: Como Funciona e Datas

Agora que estamos no ano de 2022, as eleições presidenciais 2022 voltam a ser um dos principais assuntos do país. Até porque, a população brasileira decidirá o futuro do país, nos próximos quatro anos. Disso, a nova geração que está entrando para votar, com 18 anos ou um pouco mais, tem muitas dúvidas. Principalmente com relação a como funciona o segundo turno das eleições brasileiras.

E nesse artigo, falaremos mais sobre o assunto. Sobre como o segundo turno funciona, o porque ele ocorre, e claro, se for necessário que o mesmo tenha que ser feito. Apesar de ser raro, já ocorreram alguns casos de vitória em turno única. Essas que ficaram registradas como vitórias esmagadoras no cenário político do Brasil.

Segundo Turno das Eleições: Como Funciona e Datas
Segundo Turno das Eleições: Como Funciona e Datas

Conteúdo

Como funciona o segundo turno das eleições 2022

Há muitas décadas, as eleições diretas se tornaram um dos maiores símbolos de democracia no Brasil. Principalmente após o período nebuloso de ditadura militar que vivemos. Disso, os elegíveis concorrem a cargos políticos, e a população precisa votar nos mesmos para decidir quem comandará determinada região. E em caso do cargo de presidente da república, quem comandará todo o país.

E explicando melhor como funciona o segundo turno das eleições, é um pensamento muito simples. O segundo turno só pode contar com os dois principais candidatos. Ou seja, aqueles que mais votos receberam no primeiro turno de uma eleição. E apenas para presidente, vice-presidente, governadores, vice-governadores, prefeitos e vice-prefeitos de municípios com mais de 200 mil habitantes.

Acompanhe também:

Por que ocorre o segundo turno

Com relação a porque o segundo turno eleições 2022 acontece no Brasil, a resposta para isso é muito simples. Existem, na verdade, alguns fatores que contribuem para isso. O primeiro deles, que por sinal é extremamente incomum, é quando um dos concorrentes acaba adoecendo severamente, ou até mesmo falecendo. Disso, é necessário a abertura de um segundo turno para o seu vice assumir a candidatura. Ou então, em casos de desistência do segundo, ou primeiro colocado.

Dessa maneira, o mais bem colocado da fila vem para a disputa com o outro. E claro, o mais comum é quando não há uma disparidade de votos absolutos. Por exemplo, se uma corrida tiver 43% para um candidato, e 38% para outro, ela é uma forte candidata a passar por uma nova série de votação. A mesma geralmente é promovida para três ou quatro semanas depois da primeira.

Quais as datas previstas para o Segundo Turno

Conforme já mencionamos no parágrafo acima, a data das eleições 2022 para o segundo turno de qualquer tipo de eleição ser realizada, no Brasil, é de três, a no máximo quatro semanas. Entretanto, isso pode mudar, claro, meio a motivos extraordinários.

E geralmente, a data oficial ja é anunciada na no próprio ano da eleição de determinado ano. Isso, claro, se houver a necessidade de efetuar a mesma. Portanto, o Governo Federal já anunciou qual será o calendário para que a população siga. A data proposta oficialmente está prevista para o dia 30 de outubro. Sendo que o primeiro turno está previsto para acontecer logo no dia 2.

5/5 - (1 vote)